sexta-feira, 28 de maio de 2010
A Energia de Cura da Menta - Série o Poder da Natureza
Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.
É uma erva aromática das mais conhecidas, seu perfume é inconfundível existem vários tipos de menta como a arvensis, piperita, spicata. Todas com as mesmas propriedades curativas. Seu sabor peculiar é utilizado na fabricação de alimentos como balas, cosméticos, pasta de dentes. Como erva aromática é utilizada como tempero principalmente na cozinha árabe, aromatizador de vinhos e molhos.
É uma planta originária do Mediterrâneo. Era usada como tônico e perfume pelos gregos antigos, que a acrescentavam em porções generosas à água do banho. Os Romanos levaram-na para a Grã-Bretanha e na época medieval era usada para tratar inflamações na gengiva. Também era usada pelos romanos e gregos contra mordida de cobra, picada de inseto (colocando a folha amassada sobre a mordida), mordida de escorpião, cólica, problemas urinários e vertigens.
A menta era apreciada no Japão e China durante séculos e encontrada em túmulos Egípcios datados de 1000 a.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como chá ou mascavam as folhas para curar problemas de estômago ou nervos. Na mitologia conta-se que Zeus e Hermes andavam disfarçados pela Terra e foram desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água, quando finalmente, um casal pobre os acolheu. Limparam e perfumaram sua pobre mesa com folhas de hortelã e lhes deu o que comer e beber. Os Deuses em agradecimento transformaram seu casebre em Palácio assim, a hortelã se tornou em símbolo de hospitalidade até a Idade Média, onde até então era usada para limpar e perfumar as casas. No século XVIII seu chá era utilizado como curativo para qualquer doença.
A hortelã é a erva dos mentalmente lentos. Essas pessoas pensam devagar, recebem o que vem de fora devagar, reagem devagar. Não são desinteressados. São simplesmente lentos. Chegam sempre atrasados aos compromissos, demoram a terminar suas atividades, e acabam sendo criticados e cobrados pelos outros. A Menta trabalha a agudeza da nossa percepção e julgamento diante das situações externas, nos dando condições de decidir mais rápido o que é melhor a ser feito. É a erva dos sós e discriminados por não andarem no ritmo social dos outros.
Como óleo essencial é um óleo forte, que pode causar irritação em pele sensível. Deve ser evitado durante a gravidez. É constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, clareia a mente, estimula a mente cansada, refrescante e suavizante.
No corpo físico atua com suas propriedades anti-séptico, antibiótico, antiinfeccioso, estomacal, antiespasmódica, estimulante, tônico, antiparasítico, vermífugo (lombrigas e escabiose), expectorante, analgésico, digestivo, descongestionante, diurética, antitérmica, na homeopatia é usada na herpes-zozter. É repelente de insetos. É benéfico contra dores de cabeça, infecções respiratórias, mau hálito, inflamações da gengiva. Usar sempre moderadamente. O uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono ou nervos, não deve ser usado à noite.
Culpepper citou uma lista de 40 moléstias que a Hortelã pode curar. Também é usada para debelar tosses rebeldes, asma, cólicas de origem nervosa, ótima para sinusite, dor de cabeça, gripe, congestão nasal e pulmonar, estimula a circulação. Energiza mente e corpo.
Como Essência Floral, temos a Piperita do Sistema de Minas indicada para os indivíduos mentalmente letárgicos, que tem dificuldade de discernir e avaliar as situações. É uma essência aglutinadora de personalidade confere integridade, favorece ao sincronismo, ao aprendizado, principalmente em crianças com problemas de aprendizado e vítimas de acidentes neurológicos. Ancora a pessoa no momento presente e auxilia na "digestão" psíquica. O Floral da Califórnia Peppermint (menta piperita) confere atenção, clareza, desperta, prontidão mental, resfria o fígado. Indicada para pessoas preguiçosas e incapacitadas para pensar, auxilia as forças digestivas vitais a funcionar, assimilar. No Sistema Francês Menthe Poivrée (Peppermint) tem ação estimulante, concede clareza, vivacidade de espírito, indicada para aqueles que se sentem pesados após excesso de atividade mental. Boa para estudantes e intelectuais, desequilíbrios alimentares, pessoas que gostam de dormi após as refeições. O espírito fica ativo e esperto. Pode provocar insônia quando ingerida perto da hora de dormir, portanto, faça por segurança a última ingestão do floral até às 18:00hs. para ter uma boa noite de sono já que este floral de qualquer sistema deixa a mente alerta.
Formas de Uso párea este Óleo Essencial:
Óleo de massagem: 10 a 15 gotas, para 20 ml de óleo carregador (Óleo de Amêndoas Doces, Abacate, Uva, Maracujá).
Inalação: 10 gotas para 2 litros de água quente (posicione a sua cabeça sobre o recipiente, cubra-a com uma toalha e inspire os vapores).
Banho de Imersão: Adultos: 8 gotas, crianças: 4 gotas, bebês: 2 gotas.
Escalda pés: 4 a 7 gotas para 4 a 7 litros de água quente (depois de secar os pés, massageie-os com uma diluição do mesmo óleo).
Difusão ambiental: 4 a 8 gotas, dependendo do tamanho do recipiente para a água.
Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora – Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!
Marcadores:
Aromaterapia,
Colaboração,
Florais,
Hortelã,
Menta,
Rosangela Vecchi Bittar,
Série o Poder da Natureza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante o blog. Já estou seguindo!
ResponderExcluirQue bom que você gostou! Fico muito feliz em ter você como seguidora!
ResponderExcluirBeijinhos,