Pergunte a seus pais ou avós o que eles levavam em conta na hora de escolher entre diferentes marcas de um mesmo produto, e eles responderam apenas "preço e qualidade". Mas os tempos mudaram. As últimas décadas foram marcadas por um aumento sem precedentes no nível educacional da população e por um intenso desenvolvimento das telecomunicações, o que tem resultado numa sociedade cada vez mais consciente e organizada. Mais do que nunca, está evidente que a exploração irresponsável da natureza e o aumento da desigualdade social podem levar o mundo ao colapso, e para evitar essa tragédia é preciso mudar o modo como vivemos. Nesse contexto, surgiram dois conceitos paralelos e interdependentes para repensar nossa maneira de produzir comprar: a responsabilidade social empresarial e o consumo consciente.
A responsabilidade social é uma noiva maneira de as empresas enxergarem o mundo. É responsável quem atua de forma ética, transparente, justa e sustentável com todos os públicos com os quais se relaciona: empregados, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, consumidores e sociedade em geral, incluindo o meio ambiente. Na prática, o conceito implica atitudes que vão muito além de apenas respeitar as leis, como estimular os funcionários a adotar hábitos saudáveis, gerar o mínimo possível de poluição, não desperdiçar eletricidade nem água, oferecer produtos e serviços seguros, atender às reclamações dos clientes, buscar soluções para os problemas da comunidade e ainda estimular todos os parceiros a seguir os mesmos passos.
Como você pode imaginar, adotar a responsabilidade social não é fácil: envolve um trabalho conjunto entre todas as partes da empresa, pode exigir grandes mudanças no negóciso e até diminuir lucros. Não à toa, muitas companhias se dizem responsáveis, quando na verdade cumprem apenas alguns itens e e ignoram os demais.
A responsabilidade social é uma noiva maneira de as empresas enxergarem o mundo. É responsável quem atua de forma ética, transparente, justa e sustentável com todos os públicos com os quais se relaciona: empregados, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, consumidores e sociedade em geral, incluindo o meio ambiente. Na prática, o conceito implica atitudes que vão muito além de apenas respeitar as leis, como estimular os funcionários a adotar hábitos saudáveis, gerar o mínimo possível de poluição, não desperdiçar eletricidade nem água, oferecer produtos e serviços seguros, atender às reclamações dos clientes, buscar soluções para os problemas da comunidade e ainda estimular todos os parceiros a seguir os mesmos passos.
Como você pode imaginar, adotar a responsabilidade social não é fácil: envolve um trabalho conjunto entre todas as partes da empresa, pode exigir grandes mudanças no negóciso e até diminuir lucros. Não à toa, muitas companhias se dizem responsáveis, quando na verdade cumprem apenas alguns itens e e ignoram os demais.
Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário