quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Litocosmética - Jóias para a pele


Cremes com pedras preciosas ou semipreciosas em pó - a litocosmética - são a nova febre nas clínicas, nos consultórios de dermatologistas e nas lojas. Eles fazem um bem danado: ajudam a combater rugas, manchas, celulite e muito mais.

Ao que tudo indica, a litocosmética veio para ficar: "A energia que emana das pedras - os raios infravermelhos - atua no líquido intercelular, facilita as trocas enzimáticas e age na circulação sanguínea. Combinada a princípios ativos, potencializa seu efeito, aumentando a vitalidade da pele", explica a dermatologista Jozian Quental, de São Paulo. As diversas propriedades terapêuticas estão relacionadas com a composição química de cada mineral. O citrino, a safira e o rubi são algumas das nossas grandes aliadas. "Sugerimos que o produto manipulado tenha, em média, de 2 a 4% de pó das pedras", diz Maria Alice Marques, diretora do laboratório Vital Especialidades, que importa e distribui os minerais. Os tratamentos em clínicas unem beleza e bem-estar, apostando na cromoterapia e no reequilíbrio dos centros energéticos. "Durante a aplicação, a pedra bruta é colocada no ponto de energia do corpo para alinhar os chacras. É a visão holística da terapia", explica Kátia Fredel, técnica de pesquisa da ProLife, que desenvolve produtos com pedras. Os resultados aparecem depois de, no mínimo, seis sessões, com intervalos semanais. Certifique-se de que você não é alérgica a algum dos componentes da fórmula.

Citrino - Conhecido como flor-do-sol, por causa da cor amarela, fornece energia para ativar o sistema linfático e a circulação sanguínea. Segundo os especialistas, acalma, alivia os sintomas da depressão e reforça a auto-estima. É uma boa opção para peles maduras, pois pode ser usado em parceria com o lipopeptídio DHEA (o "hormônio da juventude") e os fitormônios de soja, que nutrem e recuperam o viço, perdido com a menopausa. O citrino também tem ação desintoxicante. "Associada à cafeína, extratos botânicos e fosfatidilcolina, ajuda a dissolver a gordura localizada e amenizar a celulite", garante a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP).

Água-marinha - Considerada a pedra da clareza, atua como calmante - a cor azul transmite a sensação de bem-estar, reduzindo o stress. "A água-marinha é indicada para peles desvitalizadas, ressecadas e para tratamento pós-sol. Como ativa a circulação, também é excelente para descongestionar a região dos olhos e suavizar olheiras", diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. Costuma ser utilizada com cremes clareadores que contêm vitamina C.

Ametista - Os gregos acreditavam que essa pedra violeta protegia contra a embriaguez e os maus pensamentos, transformando-os em crenças positivas. A ametista é muito usada para meditação. Já na área estética, sua energia acelera a produção de colágeno e elastina, renova a pele e favorece a cicatrização. Pode ser associada a princípios ativos suavizantes, como o Algosium C e o Calmosensine.

Safira - Na antiguidade, dizia-se que essa pedra azul, que tem efeito calmante e alivia dores, proporcionava a união da humanidade com os céus. Incorporada a produtos para o rosto com vitaminas A,B e c, potencializa o efeito antioxidante. "Em cosméticos para o corpo, a pedra aumenta a elasticidade da pele, promovendo uma hidratação profunda. Ajuda a prevenir estrias e pode ser aplicada inclusive em gestantes", diz a dermatologista Ana Maria Albuquerque, de São Paulo.

Rubi - O mineral mais duro depois do diamante tem o poder de aumentar a flexibilidade e vitalidade da pele. Acoplado ao laser para o combate de manchas, potencializa o seu efeito. Já o pó de rubi vem sendo utilizado em um poderoso peeling clareador para reforçar a assimilação dos princípios ativos despigmentantes, como os derivados do resorcinol e da hidroquinona. "Esse tipo de peeling só deve ser feito por profissionais especializados, pois contém na fórmula ácido lático, mandélico, azelaico e ascórbico em concentrações altas", alerta Kátia Fredel.

Esmeralda - Simboliza a cura e é conhecida como pedra da sabedoria. Aliada à vitamina K1 e a um complexo vegetal, age como antiinflamatório e anti-séptico, aliviando o rubor e a irritação causados por acne, rosácea e vasinhos aparentes. Associada a substâncias reparadoras como o Hydroxyprolisilane e o Neuroxyl, a esmeralda auxilia nos tratamentos pós-peeling e pós-cirúrgicos.

Turmalina Branca - Rica ema alumínio, ferro, sódio e magnésio, essa pedra é energizante, estimulante, rejuvenescedora. "Pode ser incorporada a máscara e cremes como ingredientes tensores, como o DMAE, Tensine ou Densiskin", afirma Marcelo Bellini. Combinada com o neurocosmético Endorphin, proporciona uma sensação agradável.

Já falamos sobre a Turmalina aqui, no blog... Para ler mais sobre o assunto clique aqui.

Rodolite e Rodocrosita - Composta especialmente de manganês, as duas pedras são chamadas de rosa inca - acreditava-se que eram o sangue petrificado de antigos regentes incas. Com efeito calmante, elas proporcionam um bom sono. Na área da cosmética, enriquecem máscaras capilares (aliadas a agentes hidratantes e emolientes) e até máscaras faciais com efeitos repousantes.

Diamante - Símbolo de pureza, é composto de um único elemento químico, o carbono. Tem ação revigorante e funciona às mil maravilhas em máscaras que recuperam peles cansadas em sem viço, dando brilho e luminosidade. "Também é recomendado para suavizar linhas finas de expressão na testa, na área dos olhos e na boca. Nesse caso, é misturado ao ácido salicílico em baixas concentrações, argiline e minerais", revela a médica Ana Maria Alburquerque.

Fonte: Maquiagem Mineral / Revista Claudia 2006

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...