segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estudo sobre os componentes da maquiagem mineral: Turmalina


Muitas linhas de maquiagem mineral tem anunciado o uso de Turmalina em suas composições, então resolvi fazer um pesquisa sobre esse componente. Espero que gostem!

Primeiro uma explicação mais técnica...

Os minerais do grupo da Turmalina constituem um dos mais complexos grupos de minerais de silicato quanto à sua composição química, sendo todos eles ciclossilicatos. Trata-se de um conjunto de minerais de silicato de boro e alumínio, cuja composição é muito variável. Os elementos que mais comumente participam nestas substituições são o ferro, o magnésio, o sódio, o cálcio e o lítio.

A Turmalina cristaliza-se no sistema trigonal e é interessante notar que as terminações dos cristais são assimétricas. A turmalina é distinguida pelos seus prismas de três faces; nenhum outro mineral comum apresenta três faces. Os prismas têm frequentemente estriações verticais bem marcadas que produzem um efeito triangular arredondado.

Variedades

A Turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as Turmalinas ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as Turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores do arco-íris, azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc. Muito raramente são incolores. Os cristais bicoloridos e multicoloridos são relativamente comuns. Os cristais podem ser verdes numa extremidade e cor-de-rosa na outra ou verdes no exterior com interior cor-de-rosa (este último tipo é por vezes chamado Turmalina Melancia).

Uso em cosméticos

Pesquisando notei que a Turmalina mais utilizada em cosméticos é a Turmalina Negra (todas as referência que encontrei foram do uso dessa variedade).

Ela é a única pedra que recebe os elétrons da atmosfera e gera eletricidade contínua de até 0,06 miliamperes estimulando o sistema nervoso, regulando a temperatura do corpo, a respiração, os batimentos cardíacos, a taxa hormonal e aumentando as defesas do organismo (sistema nervoso e taxa hormonal, estão diretamente ligados a qualidade, textura e saúde da pele; aumento das defesas do organismo representa uma menor probabilidade de problemas de pele inclusive espinhas).

Estudos confirmam que a Turmalina acumula e fornece aos usuários íons negativos, que por sua vez fortalecem a energia vital das pessoas.

Em função de sua cor escura creio que seja um bom pigmento para as sombras também escuras.

Se alguém tiver mais informações sobre isso, não deixei de comentar...


Curiosidade

Outros nomes dados às Turmalinas em função da cor:

- Castanha - Dravite;
- Preta - Schorl;
- Rosa ou de cor-de-rosa - Rubelite;
- Azul escura - Indicolite;
- Azul da luz - Safira Brasileira;
- Verde - Verdelite ou Esmeralda Brasileira;
- Incolor - Acroíte.

Fonte: Wikipédia Turmalina

JIKI Cosméticos usa Cristais de Turmalina para a pele 

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...