segunda-feira, 15 de março de 2010

Biocentrismo


Lendo alguns textos sobre cosméticos orgânicos/naturais me deparei com a palavra Biocentrismo. Como não conhecia o significado fui procurar e encontrei a definição a seguir, que gostaria de compartilhar com vocês:

"O biocentrismo (do grego βιος, bios, 'vida'; e κέντρον, kentron, 'centro') é uma concepção, segundo a qual todas as formas de vida são igualmente importantes, não sendo a humanidade o centro da existência.

O biocentrismo foi prosposto como um antônimo ao antropocentrismo, que é a concepção de que a humanidade seria o foco da existência. As tendências antropocêntricas defendem a responsabilidade do ser humano para com a natureza, enquanto as biocênticas, deveres diante da natureza. Em outras palavas, a natureza é a titular de direitos.

O biocentrismo forma uma escola doutrinária que retira o homem do centro das preocupações da lei ambiental, relevando sua importância aquando da aplicação do direito concreto.

Esse deslocamento do ser humano, do núcleo central do direito ambiental, transforma o aplicador da lei em guardião da vida, um Deus, que não irá se preocupar em conferir maior peso na resolução dos conflitos ambientais a um simples e falível ser humano.

Confere o biocentrismo ao operador do direito, ao gestor público, o poder holístico de privilegiar os recursos naturais globais a cada decisão de caráter local, para tanto podendo aqueles descartar direitos, bens e pessoas, incluso o interesse nacional, em nome da 'revolta do objeto' (face à degradadora atividade antrópica) e da priorização das coisas que cercam o indivíduo, consideradas 'sujeitos de direito', ainda que formalmente não o sejam...

Com efeito, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, como expressa nossa Constituição, não se resume apenas ao equilíbrio natural, mas envolve a sadia qualidade de vida da população e, portanto, seus difusos, diversos e plurais anseios de desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis. Essa relação, de natureza humana, é o bem jurídico a ser constitucionalmente tutelado."


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biocentrismo

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...