terça-feira, 22 de dezembro de 2009

As Virtudes da Calêndula Officinalis - Série o Poder da Natureza


Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.


Calêndula Officinalis planta originária do Sul da Europa da bacia Mediterrânea da família das compostas suas flores de amarelo vibrante de tom alaranjado parece um sol. Está presente em todo o mundo é uma planta anual que se adapta a qualquer lugar.

Também é conhecida popularmente de mal-me-quer, margarida dourada, Mary’s Gold (inglês, ouro de Maria), calendule (francês).

A Calêndula foi reconhecida na Idade Média por Hildegard Von Bingen por suas virtudes terapêuticas, era usada em mordida de cobra, problemas de fígado e baço.

As flores de Calêndula possuem extraordinárias propriedades medicinais, seu óleo é cicatrizante, acalma irritações cutâneas e alivia a dor. Utilizada como infusão trata úlceras, febres, cãibras, é digestiva, estimula o fluxo biliar, alivia cólicas menstruais e estimulam regras atrasadas, sua infusão não pode ser tomada durante a gravidez pois é abortiva. Os produtos a base desta flor são excelentes para queimaduras, suas pétalas reduzidas a pó podem ser usadas como talco, seu chá para banhar os olhos ou crianças com pele sensível. É antiinflamatório, cicatrizante, vasodilatadora, devendo ser usada em ulcerações da pele, impetigo e ferimentos. Também é comestível e pode ser utilizada em saladas ou como corante podendo substituir o açafrão.

Da calêndula também temos essência floral no Sistema Francês e no Sistema Californiano. No primeiro traz como qualidades a cordialidade e a sensibilidade na comunicação. Aconselha-se a aqueles que têm a fala “cortante”, ofensiva, ela provê cura da palavra, suavizando a comunicação. Recomenda-se para melhorar a escuta, a compreensão e facilitando a abertura social, a comunicação verbal de forma ponderada e refletida nas relações sociais.

No Sistema Californiano favorece a sensibilidade, a calidez e a sinceridade que ajuda a melhorar as relações com os outros, ajuda os anciãos a entender melhor o que lhes é dito. Oferece uma comunicação mais calorosa, cordial e doce, permitindo ao mesmo tempo uma escuta e uma receptividade as mensagens dos outros. Muito indicada para terapeutas, médicos advogados, psicólogos, professores e outras profissões que impliquem constante comunicação e uso da palavra, em especial para aqueles que trabalham com cura e ensino.

Dá empatia e compaixão e ajuda a entender o sentido por trás das palavras pronunciadas. Aumenta a sensibilidade, a delicadeza, sinceridade, a paciência e a tolerância, compaixão. Oferece o dom da palavra acolhedora e equilibrada.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora
Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882


Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

2 comentários:

  1. Rosangela,
    muito boa a matéria. Parabéns!
    gde abraço,
    Cinara

    ResponderExcluir
  2. Rô adorei saber da riqueza que é a calêndula!Excelente texto.Parabéns e obrigada pela informação.Beijos,Leomar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...