Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.

Também é conhecida popularmente de mal-me-quer, margarida dourada, Mary’s Gold (inglês, ouro de Maria), calendule (francês).
A Calêndula foi reconhecida na Idade Média por Hildegard Von Bingen por suas virtudes terapêuticas, era usada em mordida de cobra, problemas de fígado e baço.
As flores de Calêndula possuem extraordinárias propriedades medicinais, seu óleo é cicatrizante, acalma irritações cutâneas e alivia a dor. Utilizada como infusão trata úlceras, febres, cãibras, é digestiva, estimula o fluxo biliar, alivia cólicas menstruais e estimulam regras atrasadas, sua infusão não pode ser tomada durante a gravidez pois é abortiva. Os produtos a base desta flor são excelentes para queimaduras, suas pétalas reduzidas a pó podem ser usadas como talco, seu chá para banhar os olhos ou crianças com pele sensível. É antiinflamatório, cicatrizante, vasodilatadora, devendo ser usada em ulcerações da pele, impetigo e ferimentos. Também é comestível e pode ser utilizada em saladas ou como corante podendo substituir o açafrão.
Da calêndula também temos essência floral no Sistema Francês e no Sistema Californiano. No primeiro traz como qualidades a cordialidade e a sensibilidade na comunicação. Aconselha-se a aqueles que têm a fala “cortante”, ofensiva, ela provê cura da palavra, suavizando a comunicação. Recomenda-se para melhorar a escuta, a compreensão e facilitando a abertura social, a comunicação verbal de forma ponderada e refletida nas relações sociais.
No Sistema Californiano favorece a sensibilidade, a calidez e a sinceridade que ajuda a melhorar as relações com os outros, ajuda os anciãos a entender melhor o que lhes é dito. Oferece uma comunicação mais calorosa, cordial e doce, permitindo ao mesmo tempo uma escuta e uma receptividade as mensagens dos outros. Muito indicada para terapeutas, médicos advogados, psicólogos, professores e outras profissões que impliquem constante comunicação e uso da palavra, em especial para aqueles que trabalham com cura e ensino.
Dá empatia e compaixão e ajuda a entender o sentido por trás das palavras pronunciadas. Aumenta a sensibilidade, a delicadeza, sinceridade, a paciência e a tolerância, compaixão. Oferece o dom da palavra acolhedora e equilibrada.
Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora – Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!
Rosangela,
ResponderExcluirmuito boa a matéria. Parabéns!
gde abraço,
Cinara
Rô adorei saber da riqueza que é a calêndula!Excelente texto.Parabéns e obrigada pela informação.Beijos,Leomar.
ResponderExcluir