terça-feira, 30 de agosto de 2011
5 Desodorantes Naturais
O produto que você usa todos os dias não precisa ter ingredientes químicos.
Você não precisa passar muito tempo na Internet para encontrar textos afirmando que seu antiperspirante está tentando matá-lo; apesar de não haver evidência definitiva de que ingredientes antiperspirantes causem mal de Alzheimer ou câncer de mama, não faltam sites na web que aleguem uma ligação entre eles. E se você pretende ter um estilo de vida natural e orgânico, provavelmente vai desconfiar de uma lista de ingredientes cheia de palavras parecendo químicas e com várias sílabas. Seja qual for a razão para procurar um desodorante natural, você deve saber quais ingredientes está tentando evitar: alumínio, parabeno, fragrâncias sintéticas e triclosano geralmente estão na lista perversa de qualquer pessoa especializada em viver naturalmente. Mas você sabe quais ingredientes desodorantes você está procurando?
1 - Hamamélis
Se você tem a pele muito sensível, pode achar que os desodorantes e antiperspirantes normais irritam sua pele por conter álcool. Se isso acontecer, procure um desodorante que contenha hamamélis, que é conhecida por suas propriedades calmantes na pele. A hamamélia, que é derivada das folhas e cascas de um arbusto, funciona como adstringente em desodorantes; ela diminui os poros das axilas. Ela também faz com que o suor que escapar por esses poros evapore. Como bônus para aqueles que depilam as axilas, a hamamélia é muito usada em produtos pós-depilatórios, então ela pode ser usada para amenizar a dor da depilação.
2 - Óleos essenciais
Você não precisa de perfumes artificiais para sua axila cheirar bem; para isso, você pode procurar óleos essenciais, que são derivados de plantas. Mas os óleos essenciais valem a pena por mais de um motivo – alguns deles têm propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir o odor antes que ele comece. O suor só cheira mal quando bactérias o comem e o digerem, então ao matar as bactérias, o óleo essencial acaba com o odor antes mesmo de ele começar. Alguns óleos essenciais antibacterianos incluem alecrim, líquen, sálvia, capim-limão e tea tree.
3 - Sais Minerais
Antiperspirantes normais dependem muito de algum tipo de alumínio como ingrediente ativo; o alumínio cria uma tampa na glândula sudorípara que previne o suor de sair. No entanto, como mencionamos antes, não é o ato de suar que causa o mau cheiro, mas sim a mistura do suor com as bactérias que se alimentam dele.
Sais minerais, ou alúmen de potássio, formam uma camada temporária na pele, em vez de fechar o poro. Essa camada previne o crescimento dessas bactérias da pele cujo processo de digestão faz o suor ficar tão fedido. Em outras palavras, você ainda vai liberar suor, mas as bactérias não estarão esperando para se alimentar dele. Sais minerais, que são naturais e não irritam a pele, são geralmente encontrados em desodorantes de cristal (Genteeee! Isso foi novidade para mim... rss... Nunca tinha ouvido falar, para quem não conhecia como eu, leia esse post da Thammy!).
4 - Bicarbonato de Sódio
Você conta com uma caixa de bicarbonato de sódio para deixar sua geladeira sem cheiros desagradáveis; por que você não faria o mesmo com as suas axilas? Bicarbonato de sódio é quase um produto milagroso, já que pode deixar tudo longe de cheiros desagradáveis, desde caixas higiênicas de gatos até uma rede de esgotos. A composição química do bicarbonato de sódio reage com moléculas de odor até que elas fiquem neutralizadas com o impacto. E ele não apenas reage com o odor, mas também com a umidade. Diferentemente de antiperspirantes comuns, nada no bicarbonato de sódio vai impedir o suor de escapar de suas glândulas. No entanto, o bicarbonato de sódio vai absorver o excesso de perspiração para que suas axilas pareçam secas.
5 - Lúpulo
Se você é um profundo conhecedor de cerveja, deve conhecer o lúpulo como o ingrediente que dá a certos tipos seu gosto amargo. Além de afetar o gosto, esses lúpulos amargos atuam como conservantes da cerveja porque evitam o cheiro ruim dela. Isso acontece porque eles impedem o crescimento de bactérias, e portanto, o cheiro na cerveja; acontece que o lúpulo pode fazer o mesmo nas suas axilas. Quando aplicado como desodorante, o extrato de lúpulo serve como um agente antimicrobiano, então as bactérias das axilas não têm a menor chance de interagir com o suor.
Fontes: 5 desodorantes naturais
Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!
Marcadores:
Aromaterapia,
Bicarbonato de Sódio,
Hamamélia,
Hamamelis,
Lúpulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Já saiu o resultado do sorteio? Bjos
ResponderExcluirMenina!! Acabei de conhecer seu blog e adorei!!! Também sou blogueira, escrevo sobre cabelos e estou começando a conhecer melhor sobre cosméticos orgânicos!
ResponderExcluirVou ficar de olho no seu blog, adorei tudinho!!
BJss
Crisinha Rocha!
ResponderExcluirOlá...
ResponderExcluirComo sempre excelente post, gostei demaisss...
bem sintetizado e explicativo, sem delongas..rrsrs
direto ao ponto, parabéns querida !
Grande abraço e linda semana!
lecy'ns
Obrigada Lecy'ns!
ResponderExcluirFico muito feliz que esteja gostando das postagens! Quando tiver dúvidas sobre algum assunto específico é só escrever...
Beijinhos,
Oi! Meu nome é Marília e cheguei aqui através do blog da Karin. Adorei!!! Fiquei lendo um post atrás do outro. São tantas coisas interessantes!
ResponderExcluirUm abraço e parabéns pelo blog,
Marília
http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/
Olá Marília!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado do blog! Obrigada pela visita!
Quando quiser ver algum assunto específico por aqui ou tiver dúvidas sobre algo é só escrever. Sugestões são sempre bem vindas.
Vou visitar seu blog!
Beijinhos,