quarta-feira, 1 de junho de 2011

As Virtudes do Laurus Nobilis - Série o Poder da Natureza


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco – Reiki Master – Aromaterapeuta
Cromoterapeuta


O Laurus Nobilis é nosso amigo louro o qual utilizamos na culinária, é uma planta perene da família das lauráceas. É uma árvore cujas folhas representam vitória, glória, paz. A muda custa a crescer ma vive dezenas de anos e é bom companheiro de outras plantas.

Na mitologia grega o louro representa a virgem Daphne transformada pelo pai numa árvore de folhas brilhantes para escapar da perseguição amorosa do deus Apolo que desde então passou a se apresentar com uma coroa de louro sobre os cabelos.  Partir daí, passou a representar vitória e coroa usada por reis conquistadores, príncipes, poetas e filósofos. Nos jogos Olímpicos de 776 a.C. os esportistas vencedores passaram a receber as coroas de louro verde como símbolo da vitória.

Na culinária compõe o na culinária francesa o bouquet garni no Brasil usamos o louro em uma série de pratos e temperos como o vinhadalho, no feijão, nas carnes.

Na cosmética é usado nos sabonetes para peles sensíveis e cremes corporais. No dia a dia é usado para afastar  insetos dos alimentos armazenados. 

Culpeper dizia que aquele que traz consigo um ramo de louro não precisa temer qualquer mal. 

Na medicina, Galeno ensinava que os frutos curavam mais do que as folhas e casas. Como planta medicinal tem várias qualidades como no caso de bronquites crônicas, gripes, problemas digestivos, congestão do fígado, é diurético, dsintoxicante. Como óleo essencial alivia todos os tipos de reumatismo.

Para combater insônia encontramos informações que o Imperador Tibério usava um travesseirinho cm folhas de louro.

Como essência floral é encontrado no Sistema de Saint Germain a essência floral Laurus Nobilis que promove o rompimento de ligações do passado, medo profundos, crenças e condicionamentos ultrapassados e escravizadores incutidos pela sociedade e religião. Aponta uma nova direção para o viver inspirado com esperança. É um tônico para o cansaço, proporciona um bom sono e combate o histerismo.

Vejam meus blogs, são sempre atualizados.
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
Trabalho Voluntário na Oncologia do Hospital das Clínicas UFPE
Coordenadora da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares ABRAZ PE gestão 2008 a 2011

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...