terça-feira, 12 de abril de 2011

O que é Termalismo? O que é Crenoterapia?



Termalismo é o conjunto de relações e vantagens que derivam de deslocação e permanência de pessoas nas estâncias termais, com o fim de obterem melhores condições de saúde, ou evitarem sua degradação, mediante a utilização de fatores e meios terapêuticos. Já é prática médica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Além disso, sempre exerceu forte fascínio sobre o homem, sendo a mais antiga opção natural de saúde, bem-estar e prazer.

O homem pré-histórico já utilizava as águas para curar seus ferimentos ou então aliviá-lo das dores. Posteriormente, foram os gregos que empregaram as águas em suas massagens e dietas especiais, além de serem os pioneiros no estudo das águas como ciência.
Os romanos conseguiram elevar as propriedades terapêuticas das águas através das grandes conquistas do Império Romano. Ao voltarem das guerras, as tropas revigoravam o seu corpo mergulhando em imensas caldeiras, tendo um efeito curativo e relaxante. Estes lugares eram conhecidos como "Thermas" e eram edifícios destinados a banhos públicos na Roma antiga. O modelo típico costumava contar com três salas: frigidarium, tepidarium e caldarium. O tepidarium, para banhos temperados, o frigidarium, para banhos frios, e o caldarium, para banhos quentes ou sauna. Além do caráter revigorante, as thermas tinham o seu lado social, propiciando repouso e divertimento às famílias.

Com a vasta área conquistada pelo império, os costumes também se estenderam aos povos subordinados, principalmente no continente europeu, que se adequou bem a este costume. As termas daquela época - como Vichy na França e Baden-Baden na Alemanha -, são utilizadas e reconhecidas até hoje.

Após um período de estagnação durante a Idade Média, o termalismo alcançou novamente o seu apogeu durante o século XIX, com a Revolução Industrial, que possibilitou a construção de estradas de ferro, facilitando o acesso às estâncias. As autoras ressaltam que "no final do século XIX e início do século XX, o termalismo passou da era empírica para a clínica, com estudos científicos e controle das águas para análise química".

Este crescimento nas pesquisas ocorreu até o final da Segunda Guerra Mundial, com o uso da alopatia - emprego de remédios industrializados - para curar as enfermidades dos soldados. Inaugurou-se o uso dos antibióticos e corticóides, fazendo avançar a indústria farmacêutica.

No Brasil, as primeiras ocorrências datam de 1722, com desbravadores invadindo o sertão goiano à procura de ouro e no lugar achando fonte de águas quentes. A primeira estância hidromineral brasileira foi descoberta em Santa Catarina em 1813. Famosa até hoje por ter abrigado em 1845 o então Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Thereza Cristina, que inclusive fizeram uma doação para a construção de uma casa que hospedasse os enfermos. O local passou então a denominar-se Caldas da Imperatriz, localizada no município de Santo Amaro da Imperatriz, também em homenagem à esposa do imperador.

A Crenoterapia faz parte do Termalismo e consiste no uso de águas minerais com propriedades consideradas medicamentosas e que podem ser utilizadas para complementar o tratamento de vários problemas de saúde.

Apesar de todo esse conhecimento ancestral, de reumatologistas, fisioterapeutas e geriatras (entre outro profissionais da área médica) estarem envolvidos com o termalismo e a crenoterapia e de as pessoas relatarem melhoras significativas (principalmente com relação a problemas reumáticos, dermatológicos, respiratórios e ortopédicos), faltam estudos que comprovem os benefícios desses tratamentos. Por isso ainda são vistos com ceticismo pela comunidade científica.

Alguém aqui já fez esse tipo de tratamento? Se sim, não deixem de nos contar o resultado.

Fontes: Crenoterapia a terapia com águas minerais, Termalismo (história e conceitos) e Terapia em águas minerais também é turismo.

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

8 comentários:

  1. Ótimo artigo, tive uma esperiência muito positiva com a crenoterapia e termalismo, tive alguns problemas de saúde que com a medicina convencional aliada a estas práticas o resultado foi incrível, não acreditava muito mais depois que utilizei minha opinião mudou, quem tiver alguma dúvida faça uma visita a um destes lugares maravilhosos.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei o texto, bem explicativo e de fácil compreensão!! Além é claro do blog ser lindo!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana seu artigo. Acesse nosso site e curta nossa página no Facebook! Quando puder, visite Águas de Lindóia, a Capital Termal do Brasil, teremos prazer em recebê-la!

    http://www.facebook.com/pages/Balne%C3%A1rio-Municipal-de-%C3%81guas-de-Lind%C3%B3ia/338444122865893

    www.balnearioaguasdelindoia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Venham conhecer o Hotel Termópolis em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas. Neste hotel, as piscinas são de água mineral, temperatura de 30 graus. Ele existe desde 1921 , desde então, várias pessoas já curaram problemas de pele nestas águas.Entrem no site e confiram a beleza deste lugar!
    www.termopolis.com.br

    ResponderExcluir
  5. Visitem o site do Hotel Termopolis ( www.termopolis.com.br).
    Este hotel tem piscinas de água mineral, temperatura de 30 graus. Nesta águas, várias pessoas já curaram problemas de pele.Ele fica em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas.

    ResponderExcluir
  6. Tá bastante claro, explicito no texto, que não há estudos conclusivos sobre os benefícios desse tratamento.
    É gosto, ajuda a relaxar, isso sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridinho primeiro estude para tirar conclusões

      Excluir
  7. Caxambu-MG é o maior potencial hidromineral do planeta. Parque das Águas + 12 fontes de águas medicinais + Balneário.

    www.descubracaxambu.com.br

    Condutor de Turísta Credenciado: minasgerais2@yahoo.com.br
    Prof.Morais (35) 8406-2804

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...