domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Virtudes do Miosotis - Série o Poder da Natureza


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco – Reiki Master – Aromaterapeuta
Cromoterapeuta


O Miosótis é uma flor que pertence a família das boraginaceae cujo nome botânico é Myosotis alpestris, Myosotuis sylvatica conhecido popularmente com os seguintes nomes: miosótis, não-me-esqueça, não-te-esqueças de mim, forget-me-not na língua inglesa.É originária da Europa, seu habitat são terrenos rochosos, zonas montanhosas e beira de caminhos, gosta de luz e meia sombra evitando o excesso de água. Suas flores e folhas são aveludadas, a planta de pequeno porte chega de 20 a 30 cm de altura com caules ramificados onde surgem as flores que podem ser azuis, branco ou rosa.

Conta a lenda alemã que: um cavaleiro tenta alcançar a flor para oferecê-la a sua amada por causa do peso da armadura ele caiu no rio e afogou-se. Outra lenda diz que Adão ainda no Éden ao dar nomes às várias flores do jardim esqueceu o nome do miosótis. Também está associado à lenda persa segundo a qual um anjo foi expulso do paraíso por ter se apaixonado por uma mortal e como penitência recebeu a tarefa de semear o miosótis por toda Terra, cumprida a tarefa pôde encontrar a amada, tornou-se imortal e viveram em paz no Paraíso. Desde os remotos tempos esta flor transmite a mensagem “ama-se não se esqueças de mim” talvez por isto seja uma das flores preferida dos poetas românticos.

Como fitoterápico esta flor é rica em potássio, antiinflamatório, tônica e sedativa.

Como essência floral, temos no Sistema da Califórnia: a essência floral Forget-me-not feita com a espécie Myosotis sylvatica indicada para os casos de melancolia, nostalgia, saudade, pessimismo, sensação de abandono e isolamento. Para pessoas que perderam um ente querido. Nos casos de mediunidade ou indivíduos que busquem práticas espirituais. Desperta a alma par o nível mais elevado da troca amorosa. O Forget-me-not é um guia em direção a um amor maior pela família humana e a maior compreensão da profundidade e beleza dos relacionamentos.

No Sistema Francês a essência floral Myosotis é feita com a espécie Myosotis sylvatica por sua simplicidade, suavidade é uma flor querida pelas crianças, remete ao sentimento de inocência assim, como essência floral estimula o subconsciente a inocência da criança, relaxa tensões e religa o indivíduo ao seu Eu verdadeiro. Libera sonhos (indicada para sonhos agitados e pesadelos) e tensões reprimidas, ajuda no entendimento das relações familiares através da espiritualidade. Indicada aos praticantes de meditação e yoga. Indicada para mulheres grávidas. Concede perspicácia, vivacidade e tomada de consciência do mundo espiritual.

No sistema do Alaska a essência floral Forget-me-not é feita com a espécie Myosotis alpestris indicada para pessoas com dificuldade de acessar a espiritualidade, conexões bloqueadas por medo subconscientes, culpas por experiências e ações do passado bem como nos casos de falta de respeito consigo e com o próximo. Esta essência cura sentimento de afastamento de nossa verdadeira identidade.

No Brasil temos no Sistema de Minas, a essência Floral Myosotis indicada para aqueles que viveram uma experiência traumática de perda de ente querido e não conseguem se recuperar após esta ausência. Também, para aqueles que sustentam forte ligação com pessoas falecidas. Para os bebês rejeitados por parte dos pais e na depressão pós-parto.
Favorece a aceitação mútua, consola, harmoniza despedidas, chegadas, períodos da vida.

Vejam meus blogs, são sempre atualizados.
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
Trabalho Voluntário na Oncologia do Hospital das Clínicas UFPE
Coordenadora da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares ABRAZ PE gestão 2008 a 2011


Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...