quarta-feira, 14 de julho de 2010

Óleos e Manteigas Vegetais


Material muito bom de Peter Paiva, vale a pena ler...

Lembrando que óleos vegetais são completamente diferente de óleos essenciais!

Óleos Vegetais

Abacateiro: Um dos óleos de mais fácil absorção pelas camadas mais profundas da pele, deixando-a macia e flexível. Excelente para massagens faciais. Elimina linhas e sinais de envelhecimento. Rico em vitamina A e E, vitamina do complexo B, lipídios, aminoácidos e substâncias antibióticas.

Amêndoa Doce: Usado com frequência, ajuda a prevenir estrias e suavizar peles secas. Auxilia no tratamento anti rugas, melhorando a flexibilidade e elasticidade da pele. É excelente para peles que sofreram exposição ao sol e ao vento. É um óleo muito utilizado em aromaterapia para tratar eczemas, ajudando a diminuir irritações e inflamações.

Andiroba: Recomendada para peles com problemas de eczema, ressecadas e rachadas, pois tem grande poder anti-inflamatório. Também utilizado como anti-reumático e repelente de insetos.

Babaçu: É um óleo tão fino que em questão de segundos penetra pelos poros da pele. Esta sua propriedade o torna um do melhores óleos vegetais para fabricação de cosméticos, tem alto poder de emoliência e hidratação.

Buriti: As propriedades emolientes do óleo de Buriti formam um delicado filme sobre a pele, deixando-a macia e sedosa ao toque, ajudando a controlar a umidade natural da pele. Quando utilizado com frequência, auxilia na prevenção de estrias.

Copaíba: Usado como anti-inflamatório, é indicado para controlar todo tipo de desordem da pele, como dermatose, psoríase, feridas, urticária e furúnculo. Utilizado para fabricação de cremes, sabonetes e shampoos.

Gérmem de Trigo: É indicado para todo tipo de pele, sendo rico em vitamina A, D e E, ácido linolêico e fosfolipídios. É um óleo naturalmente antioxidante, com boa penetração cutânea. nutre e hidrata peles secas e rachadas, sendo também excelente para peles com problemas de eczema e psoríase. Ótimo prara prevenção de estrias.

Girassol: Contém alta concentração de vitamina E, B e minerais, sendo seu uso recomendado para peles delicadas e secas. Possui ação emoliente e revitalizante.

Maracujá: Rico em ácidos graxos, confere emoliência através da formação de um filme protetor, deixando a pele macia ao toque. É adstringente, anti séptico, refrescante e vaos protetor.

Semente de Uva: É um óleo que é absorvido rapidamente, tonando-o excelente para todos os tipos de pele. Regenera e mantém o tecido cutâneo, revitalizando-o. É adstringente, leve e ajuda a tonificar a pele. Esse óleo não agrava pele acneicas. É de grande utilidade na prevenção de estrias, devido a sua elevada concentração de alfatocofenol.

Oliva Virgem: É comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos. O azeite de oliva possui vitamina A, D, K e E, sendo um poderoso antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Atua como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas. Também possui propriedades purificadoras, calmantes e melhora a elasticidade da pele.

Nozes: O óleo apresenta coloração levemente dourada e mantém preservado o sabor, intenso dessa noz nativa da América do Norte. Possui alto teor de vitamina E, atuando também como anti-oxidante natural. Quando usado topicamente, ou como emoliente, auxilia no tratamento de afecções da pele.

Avelã: O óleo de avelã é extremamente conhecido pelas suas propriedades adstringentes. Estimula a circulação sanguínea, ajudando a tonificar e reafirmar a pele. Pode ser aplicada em todos os tipos de pele.

Calêndula: É usado vastamente como antibacteriano, anti-séptico, anti-espasmódico, renovador celular e cicatrizante.

Rosa Mosqueta: É excelente para renovação celular, adstringente, atenuante de rugas e rico em vitamina C. Indicado para o tratamento de estrias.

Camomila: É muito utilizado como analgésico, anti-alérgico, anti-bacteriano, sedativo, anti-espasmódico, anti-fúngico, anti-inflamatório, anti-oxidante, anti-ulcerosa e cicatrizante.

Melaleuca: Contém propriedade anti-séptica e é considerado como o desinfetante ideal da pele. Suas aplicações são como anti-sépticos e anti-fúngicos.

Manteigas Vegetais

Manteiga de Cacau: As propriedades dermoreparadoras suavizantes, calmante e nutritivas da manteiga de Cacau, fazem com que se adapte a todo tipo de pele, mesmo as mais sensíveis. Tem poder cicatrizante e aumenta a elasticidade da pele. Na medicina popular é utilizada para queimaduras na pele e para hidratar lábios secos e rachados.

Manteiga de Cupuaçu: A manteiga de Cupuaçu é um excelente hidratante, ajuda a recuperar a umidade da pele, além de absorver a radiação UV. É usada em produtos que previnem e combatem a ação do sol, pois age sobre o tecido cutâneo, formando um filme protetor que impede a evaporação da água na pele, deixando-a macia e agradável ao toque.

Manteiga de Karité: Fornece brilho e maciez aos cabelos, protege a pele contra a radiação solar. É um excelente emoliente. Proporciona um toque aveludado e uma agradável sensação de emoliência à pele.

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

5 comentários:

  1. Sempre gostei dos óleos vegetais, principalmente o de maracujá e o amêndoa doce, este último o meu predileto.

    ResponderExcluir
  2. É bom mencionar que óleos de camomila e calêndula são na verdade extratos oleosos, ou seja, as plantas são imersas em outro óleo vegetal e lhes transmite parte de suas propriedades. Assim, não são óleos vegetais puros no sentido estrito da palavra, mas óleos vegetais de outras fontes acrescidos de propriedades ativas e inativas das plantas que dão nome ao óleo.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal!
    Sou adepta de produtos naturais e orgânicos e gostaria de passar uma dica para vocês de um site muito confiável onde faço minhas compras naturebas a um preço bem acessível (pois, no Brasil, além de ser muuuito difícil encontrar produtos que sejam realmente naturais/orgânicos, o preço geralmente é muito elevado). Trata-se da loja www.iherb.com. Tenho um código promocional que dá um desconto de U$ 5 na compra, é só digitar NAK992. Vamos nos ajudar a economizar, dividindo dicas assim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá! estou fazendo uma palestra e procurando imagens achei o seu blog...adorei...parabéns...sou aromaterapeuta e também tenho um blog sobre Aromaterapia...passe lá! http://claudiaroma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Cláudia!

    Obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado do que encontrou por aqui.

    Fui conhecer seu blog e fiquei encantada!

    Já estou seguindo você.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...