quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As Essências Florais Aliandas a Outras Terapias, Novas formas de Uso - Massagem Corporal


Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.


As Essências Florais são usadas convencionalmente de forma sublingual através do uso do frasco de 30 ml com conta gotas. Qualquer sistema floral se utiliza as essências florais desta forma que é ensinada em todos os cursos de florais veiculados na mídia em geral. Há seis anos venho fazendo experimentos com outras formas de uso e sobre a qual existe pouquíssima informação sobre suas aplicações e posologia.

Uso os florais em sprays ambientais aos quais combino com a fitoterapia com a utilização de plantas medicinais, aromaterapia que é a arte de manipular os óleos essenciais 100% puros e as essências florais direcionado para a questão que se deseja tratar.Usando-se a radiestesia poderemos avaliar o potencial terapêutico destas três técnicas conjuntas, cada uma com seu princípio ativo próprio.

O princípio ativo dos florais é vibracional poderíamos dizer que representa a alma das flores silvestres, na aromaterapia é extraído o "sangue" da planta representado pelo óleo essencial através dos diversos métodos de extração, no fitoterapia usamos o corpo da planta através de infusões, tinturas etc. para retirar suas propriedades alopáticas das quais se produzem remédios da farmacopéia convencional com os princípios ativos isolados. Todos os elementos vêm da natureza que nos propicia a cura integral do indivíduo.

Podemos incorporar as essências florais a cremes e óleos para massagem, assim beneficiando-nos de uma forma impar.

Caso prático: Um indivíduo com fortes tem dores e cansaço o que podemos fazer?

Acrescentar ao um óleo vegetal que pode ser: de amêndoa doce, abacate, semente de uva, germe de trigo, maracujá incorporando a estes as essências florais e óleos essenciais que sejam necessários na promoção ao bem estar.

Essências Florais Indicadas:

- Sugestão 1: musculares e cansaço

Essências florais: Arnica (Sistema da Califórnia), Rosemary (sistema da Califórnia), Dandelion (sistema da Califórnia), Elm (sistema Bach), Olive (sistema Bach) e Dogwood (sistema da Califónia).

A posologia vai depender da quantidade de óleo: para cada 30ml de óleo vegetal 2 gotas das essências florais ou fazer uso da fórmula oral.
Usar preferencialmente pela manhã e a tarde, não recomendo o uso à noite.

- Sugestão 2: músculo travado

Essências florais: Starfish (Pacific Essence), Snowdrop (Pacific Essence), Salmonberry (Pacific Essence), Anemone (Pacific Essence), Arbutus (Pacific Essence) e Vanilla Leaf.

A posologia vai depender da quantidade de óleo: para cada 30ml de óleo vegetal 2 gota das essências florais.ou fazer uso da fórmula oral.

- Sugestão 3: dores musculares, alinhamento da coluna

Purpureum, Unitatum, Varus, Piper, Flor Branca, Patiens, Arnica Silvestre e Algodão, todos brasileiros são do Sistema Floral de Saint Germain.

A posologia vai depender da quantidade de óleo: para cada 30ml de óleo vegetal 2 gotas de essências florais ou fazer uso da fórmula oral.

Que Óleos Essenciais põem ser adicionados aos óleos corporais?

Alecrim, Mangerona, Rosa, Lavanda, Gerânio e outros cada um têm uma indicação, ressalvando-se as contra indicações, por exemplo: Alecrim é bom para dores musculares e reumáticas, diarréia, é estimulante, mas contra indicado para: para alcoólatras, epiléticos, hipertensos e grávidas.

A Mangerona é excelente analgesia, conforta, é vasodilatadora, excelente para quem tem cardiopatia e dores em geral, mas inibe o apetite sexual.

Rosa e a lavanda (preferencialmente a officinalis) são óleos essenciais sem contra indicação, harmonizam o corpo físico, tranqüilizam. A Rosa propicia ao amor em geral, dissipa a raiva é tida como afrodisíaca para os hindus, atua especialmente sobre o fígado e baço, regula os orgãos sexuais femininos e a Lavanda cujo nome vem do latim "lavare" é um óleo que excelente para enxaqueca, epilepsia, analgésica, pânico, depressão, queimaduras, dermatites, reumatismo, cistite, etc. estimula a leucocitose (formação das células brancas do sangue), auxilia a dormir. Gerânio analgésico, sedativo, antiinflamatório, diurético, pode ser usado contra pedras nos rins, anti hemorrágica, excelente nos casos de TPM, conforta, tranqüiliza.

Os pacientes que estejam com o quadro de desconforto no corpo físico, estão dessa forma sinalizando seu desconforto interior que pode ser fruto de um problema existencial, estresse cotidiano, depressão, raiva outros problemas emocionais ou um sério adoecimento. Deve-se sempre procurar avaliação. Dores persistentes precisam de avaliação de um médico clínico de confiança; um terapeuta qualificado para aliviar as dores emocionais e o estresse, escutando o que o corpo está querendo nos dizer; um terapeuta corporal que nos auxilie no contato com nosso próprio corpo através dos diversos tipos de massagens que auxiliam na circulação periférica, relaxamento, aliviando a dor, etc.

Platão já dizia que o corpo tem uma memória muito viva, tudo registra e acumula. No corpo fica a marca de tudo que pensamos, sentimos e vivemos nossos conflitos, nossas dores, se faz necessário conscientizar que precisamos trabalhar nossa história de vida e liberarmos as cargas inúteis sob pena de sofrermos fisicamente através das limitações da dor, da imobilidade, da depressão, da impotência e a rigidez.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora
Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882


Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

3 comentários:

  1. Informação bem útil!
    sucessos...
    Sds
    Kellen

    ResponderExcluir
  2. Adorei, sempre gostei muito de essências florais, mas não sabia que elas eram terapêuticas. Eita blog antenado no mundo natural.

    ResponderExcluir
  3. rogangelea eu ademir moro em Sao Jose do Rio Preto sp, procuro Giorgia Vechi se puder me ajudar, gostaria muito de reencontrala ministrava reiki aqui e s j rio preto e trabalhava commigo, por acaso a conhece<<<<

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...