segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Terapia Floral como Instrumento Terapêutico


A partir dessa semana teremos a colaboração das queridas Rosângela e Edna sobre terapias complementares aplicadas a cosméticas e estética.

Não deixem de acompanhar os textos são ótimos! Vamos ao primeiro:

A Terapia Floral como Instrumento Terapêutico


Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de Pernambuco em Terapia Floral, Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Cromoterapeuta.


A Terapia Floral é uma prática terapêutica desenvolvida há 79 anos pelo médico inglês especialista em bacteriologia, saúde pública, patologia, imunologia, Dr. Edward Bach.

Para Bach, antes de apresentarmos o processo de adoecimento no corpo físico, apresentamos desequilíbrio nos nossos pensamentos, nas emoções e na alma. Nos atuais estudos já se admite o valor do equilíbrio emocional para o restabelecimento da saúde. Quem está feliz, equilibrado, não adoece.

E a Terapia com Essências Florais vem como instrumento terapêutico que auxilia a humanidade a enfrentar seus desafios. É um método natural, sem aditivos químicos, que pode ser usado por qualquer idade, em qualquer situação, alivia o sofrimento emocional, e pode ser aliada a outros tratamentos. As essências florais nos ajudam a nos tornar responsáveis pela nossa existência não nos considerando vítimas de nosso passado, condenados a suportar para sempre sofrimentos resultantes de condicionamento, crenças e traumas. Os desafios que se apresentam como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de qualidades interiores.

A primeira essência floral foi criada em 1928, e pertence ao Sistema Bach e é chamada Mimulus cujo nome botânico Mimulus guttatus. É uma flor de cor amarela brilhante, irradia luz, através de suas cinco pétalas. É uma essência que pertence ao grupo do medo, ela em sua polaridade positiva desenvolve coragem para enfrentar os desafios ao longo da vida. O medo é uma emoção muito presente no dias de hoje. Pode emergir como medo de ficar doente, medo de morrer, medo de ser assaltado, medo de enfrentar a vida, medo de prestar vestibular.

O medo é uma emoção que de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa pertence ao meridiano compreendido pelos Rins e as glândulas supra-renais que contribuem para a purificação do sangue e para a regulação de todos os líquidos do corpo. Relaciona-se diretamente com a energia sexual e problemas genitais, apetite sexual, medo, insegurança, determinação. Portanto, quem tem medo desequilibrado possivelmente a nível físico terá problemas na região lombar, problema no aparelho reprodutor e retenção de líquidos; além de apresentar a nível emocional dificuldade de enfrentar desafios, falta de determinação, dificuldade de concretizar seus projetos, insegurança.

Cuidando do medo, você por ressonância estará cuidando de outras questões de sua vida.

Você pode utilizar as essências florais sob a forma oral que é como gotas sub-linguais, direcionando a cremes corporais, aliando a outros métodos como à aromaterapia, incorporando a óleos de massagem, a forma de sprays ambientais e corporais, etc.

Enfim, é só buscar um terapeuta qualificado que o oriente e auxilie nesta jornada em busca de qualidade de vida. O medo só o tema do artigo de hoje. O leque que abrange a Terapia Floral é enorme, atualmente no Mundo temos vários sistemas florais que atuam nas várias questões de vida: seja emoções primárias, existenciais, espirituais.

Podemos tratar pânico, depressão, stress, problemas emocionais variados, problemas de sono, estudo, foco, traumas e muito mais, cuidando do emocional evitaremos a somatização de doenças. Uma pessoa tranqüila, equilibrada, com a auto-estima fortalecida se apresentará ao mundo de forma plena e portanto, será mais bela.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora
Mestre em Reiki – Aromaterapeuta
E-mail: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882


Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

2 comentários:

  1. Olá Rosangela,

    eu me chamo Katiane Torres e sou aluna de jornalismo da UFPE. Atualmente estou pagando a disciplina introdução à tv para a qual teremos (eu e meu grupo)
    que fazer uma reportagem sobre um dos tipos de medicina alternativa. Pesquisando na internet, encontrei que vc é especialista em terapia floral.
    Gostaríamos de marcar com vc para fazer uma gravação. Vc atende em uma clínica?

    Grata,
    Katiane.

    ResponderExcluir
  2. Katiane Torres

    Toda quinta-feira exceto desta semana a qual estou no Forum do Idoso no Mar Hotel, estou na Oncologia do Hospital ds Clínicas.

    Também existe dias que estou no consultório na Farmácia Sal da Terra no Derby ou e Boa Viagem.

    Estou a disposição sua é só me contatar pelos tel.: (81) 8843-0584 ou 8130-5882,ou mesmo por email rosangela.bittar@gobo.com.

    Abraços,
    Rosangela Vecchi Bittar
    especialista em Terapia Floral pela UFPE
    Mestre em Reiki

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...