segunda-feira, 26 de outubro de 2009

História da Kiehl's


Produtos sem conservante ou corante, embalagens antipoluentes, frascos recicláveis, nada de plástico, ingredientes biodegradáveis, xampus que não são testados em animais. A Kiehl's, uma das lojas de cosméticos mais exclusivas e charmosas da atualidade, fabrica os produtos de beleza (para quem espera nada menos que milagres em frasquinhos) preferidos dos astros e celebridades do mundo do cinema e da moda.

A história
A lendária Kiehl's foi fundada em 1851, localizada no número 109 na esquina da 13.ª Street com a 3.ª Avenida (conhecida historicamente como Pear Tree Corner), no bairro de East Village em Manhattan, Nova York, por John Kiehl como um boticário homeopático, onde o conhecimento farmacêutico, herbal e medicinal, era utilizado para formular manualmente produtos caseiros para pele e cabelos. A oferta inicial de tônicos e ungüentos medicinais logo passou a incluir chás, ervas, mel, e a primeira gama de produtos, muito próximos da homeopatia, à base de ingredientes botânicos e óleos essenciais.

A farmácia foi comprada em 1921 pelo filho de imigrante russo Irving Morse, um discípulo do fundador da empresa e formado em química pela universidade de Columbia, que não demorou muito para transformar o estabelecimento em uma farmácia completa, oferecendo também os primeiros produtos com marca própria, além de remédios homeopáticos. Em 1961, Aaron Morse assumiu o comando dos negócios, e rapidamente mudou o foco da Kiehl's, que passou a se especializar em produtos para a pele e os cabelos, não vendendo mais produtos farmacêuticos e homeopáticos. Nos decorrer dos anos seguintes a tradicional marca usufruiu dos conhecimentos farmacêuticos, cosméticos, botânicos e medicinais (a família Morse participou no desenvolvimento da penicilina), apurados ao longo de gerações, para conceber produtos com os melhores ingredientes em formulações originais. Um dos primeiros produtos a fazer sucesso foi o creme anti-acne lançado em 1964.

Muitos produtos eram, e são, isentos de aromas, conservantes e colorantes e, apesar de escaparem a uma classificação tradicional de sexo ou idade, possuem um caráter específico relativamente ao tipo de pele ou de cabelo. Ao longo dos anos, as diversas paixões e interesses desta extensa família, influenciou a herança emocional da marca Kiehl's: motociclismo, aviação, esqui alpino e arte eqüestre marcam presença em espírito (inspirando a criação de produtos como os das linhas All Sport, para entusiastas do esporte; ou Equine Line, para cavalos) e integrando a decoração das lojas. A diversificação de produto também ganhou destaque: surgiram produtos unissex e voltados especificamente para o público masculino.

Em 1975, depois de anos de relutância, seus produtos começaram a ser vendidos dentro da loja de departamento Neiman Marcus em Beverly Hills. Logo depois foi a vez dos produtos Kiehl's estarem disponível na luxuosa Barney’s de Nova York. Na década de 80, a filha de Aaron, Jami, implantou o sistema de vendas por catálogo e aumentou a presença em luxuosas lojas de departamento como Bergdorf Goodman, Saks Fifth Avenue e a Harvey Nichols na Inglaterra. Ela também foi responsável pelo lançamento, em 1991, de uma linha de produtos voltados para bebês. Até alguns anos atrás, a Kiehl's era uma típica e tradicional loja novaiorquina, com uma clientela de ricos e famosos.

Depois, foi comprada, em 2000, pela gigante francesa L'Oreal, que tratou de espalhá-la, não somente pelos Estados Unidos – sua segunda loja só foi inaugurada em 2001 na cidade de San Francisco, seguidas por outras duas em 2002 em Los Angeles e Santa Monica - como também para mais de 23 países como Canadá, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Hong Kong, Alemanha, Suíça, Cingapura, etc. A primeira loja Kiehl's no Brasil foi inaugurada no dia 12 de novembro de 2008 no Shopping Iguatemi. Para as mulheres brasileiras, cremes para o corpo, mãos, tônicos, xampus, condicionadores já estão à disposição. E o melhor: o conceito "experimente antes de comprar", utilizado em todas as lojas da marca nos 30 países que está presente, será também utilizado. Hoje em dia, mais do que uma marca, a Kiehl's consiste num verdadeiro universo de preceitos e cumplicidades.

A tradicional loja
Sua tradicional loja, localizada no bairro de East Village e uma das preferidas das nova-iorquinas, tendo entre sua clientela famosa as atrizes Sharon Stone, Demi Moore e Sarah Jessica Parker, que não abrem mão das fórmulas cosméticas caseiras, destaca-se pela criatividade dos seus produtos assim como pela sua diversidade. Ao entrar nesta loja o consumidor vai ficar surpreso com a gama de produtos femininos e masculinos que existem para todos os tipos de peles. Os seus compostos são naturais como mamão, rosas ou até abacaxi, não contendo nem colorantes nem conservantes. As linhas de produtos são fabulosas e feitas a mão, a amostragem é generosa e a lista de produtos campeões de vendas, inclui o bálsamo labial mais vendido do planeta (o Lip Balm #1).

Pode parecer estranho, mas, segundo a filosofia da empresa, "venda é um assunto muito pessoal". Até em sua página na Internet a Kiehl's encoraja os clientes de primeira viagem a fazer o pedido de estréia por telefone – assim podem ser auxiliados por um especialista. A empresa também não investe um centavo em propaganda ou marketing, e suas embalagens e rótulos (que mais parecem bulas) são de plástico e bastante simples, sem fricotes, com um visual bastante retrô – os proprietários preferem investir na produção de amostras grátis (conceito "try before you buy" ou em português "experimente antes de comprar"), distribuídas fartamente nas lojas da rede. Os produtos não são dos mais baratos, mas valem cada centavo. A loja se transformou em um verdadeiro ponto turístico da cidade de Nova York não somente pela qualidade de seus produtos mas também pela decoração excêntrica, onde estão expostos desde motocicletas, antigas e clássica, colecionadas há décadas por membros da família Morse, grandes fãs de esportes de alta velocidade, até fotos históricas dos feitos familiares de alguns membros relacionados a esportes como esqui e equitação.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2008/08/kiehls.html

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