quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Alguns cuidados fazem com que os cabelos cresçam mais rápido e fortes


Matéria muito interessante da Dra. Ligia Kogos retirada do site Bolsa de Mulher.

Que irresistível apelo em se imaginar com cabelos bem compridos, caindo pelas costas ou dançando sobre o busto em anéis que lembrem as princesas da nossa infância. Dá trabalho, mas é lindo e os homens adoram, não tem discussão. Aliás, isso está até nos desenhos pré-históricos gravados nas cavernas.

Mulheres de longos cabelos passam inconscientemente a mensagem de feminilidade e juventude, um grande atrativo para o sexo oposto. Para consegui-los, deve-se ter em mente que um fio dura cerca de seis anos, crescendo 1 cm por mês, mais ou menos. Se este fio sobreviver às agressões, descolorações, escovas e chapinhas, aos reflexos e alisamentos, ele poderá atingir espetaculares 72 cm!

Cabelos lisos, encorpados e de bom calibre têm mais chances. Por isso há tantas jovens orientais com longas madeixas. Já os cabelos crespos, ondulados, são bem mais finos e frágeis, partem-se com facilidade, resistindo menos às químicas e traumatismos, podendo se quebrar antes de atingir o comprimento desejado.

Outro entrave que impede de realizar-se o sonho dos longos cabelos é o falso conceito que obrigatoriamente deve-se cortá-los a curtos intervalos. Se a cada três meses, o cabeleireiro aparar 3 cm, lá se vai todo o crescimento conseguido. Um absurdo! Oh sim, as pontas duplas serão eliminadas, mas e daí? Dali a dois meses elas estarão lá novamente, pois decorrem do desgaste natural cotidiano de lavar, secar e pentear. Todo cabelo comprido tem um bom percentual de pontas duplas. Só os curtos não têm, por estarem sempre sendo aparados, mas desta forma, qual é a vantagem?

Portanto, agüente firme e diga ao cabeleireiro que fez promessa e não pode cortá-los até conseguir a "graça desejada". Tente, se possível, desistir dos reflexos e, se for impossível, pelo menos os diminua ao máximo: retoque-os só na frente para deixar a parte de trás crescer e pense na possibilidade de fazer luzes apenas com tintura, sem descolorir.

Alisamentos são bem prejudiciais e só os de formol não partem os fios, podendo apenas ressecá-los levemente. Complexos de aminoácidos são benéficos ajudando a encorpar os fios, assim como gomas de colágeno e alimentação rica em proteínas e verduras.

A tentação de colocar mega-hair é grande, o resultado é lindo, mas o lado obscuro é que você vai dar um pulo pra trás toda vez que alguém ameaçar passar a mão na sua cabeça. Sem falar do perigo de uma mecha cair no chão sem mais nem menos, no meio de um almoço, obrigando-a a escondê-la furtivamente na bolsa até a próxima ida ao cabeleireiro. Ah, sim, você ficará escrava de quem recoloca as mechas periodicamente. Há quem se incomode também com o relevo das mechinhas contra o couro cabeludo na hora de dormir e não há como negar a sobrecarga a mais sobre seus fios naturais.

Loções à base de vasodilatadores como o minoxidil, podem ser úteis e acelerar o crescimento. Outra coisa a considerar seriamente é tentar se tornar menos dependente das escovas e chapinhas, permitindo que seus cabelos, ao menos ocasionalmente, assumam um "look" mais natural o que lhes dará um descanso, uma folga. Ao fim de uns quatro meses você constatará feliz, uns quatro centímetros a mais no comprimento. Você vai ver!

Fonte: http://www.bolsademulher.com/beleza/quero_cabelos_longos-90545-1.html

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...