segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Eu tenho minhas dúvidas


Por Ane Walsh

Muito mais dúvidas que a certeza absoluta. Tou na luta. Enfrento, aposto, ganho, perco. O que faço é procura, é imaginação e minha busca é o cosmético antigo, o perfume antigo, o sabonete antigo, unguentos,pomadas e brilhantinas. Os ingredientes que uso são vindos diretos da Natureza, sem refino, na maior parte das vezes. Ervas colhidas e secas por mim mesma, alguns amigos lindos, compradas de pessoas fidedignas, ervas secas da mas fina qualidade, vindas das partes mais diferentes do mundo.
compreendo que um cosmético assim seja caro, sei quanto pago pelo material...
Compreendo que essa busca é minha e sem convite para ninguém entrar. Compreendo também, que em um mundo crescente em população humana, seria absurdo dizer que o óleo de palma, o de oliva ou o de argan serão sempre abundantes, porque não é verdade. Falar que podemos servir a todos com produtos naturais de qualidade certificada, é plano para um futuro distante e sabemos que enquanto isso, temos que seguir comendo, indo ao banheiro diariamente, e não improta o que comamos, é a taxa que cobramos do planeta de ter uma espécie tão extraordinária como a nossa.
Além de nosso bem estar, tabém nossos animais de estimação ou de alimentação precisam ser mantidos. Caprichos nossos, que sabemos como usar as coisas que o planeta produz.
Tudo isso requer espaço e terra. Se todos fôssemos vegetarianos, seria uma terra mais cabível e cabal. No entanto, há muitos de nós que comem carne, assim como há macacos que comem carne. Não acredito que uma pessoa que coma carne sem nunca ter se questionado por que, que tenha aprendido que é boa fonte de proteínas, seja boa ou ruim por causa disso nem tenho preconceito contra matar bicho pra comer. No entanto acho que os que comem carne poderiam maneirar um pouco e comer muito menos. O Terra inteira iria agradecer, pois pra tudo tem limite e a gente chegou na metade dos recursos do planeta, no mês de março. Estamos entrando, desde então na curva de Malthus, matemático professor de Charles Darwin, nascido no século XVIII, que dizia que os recursos da Terra crescem em progressão aritmética e as populações em progressão geométrica e que quando as duas curvas do gráfico se cruzam é preciso ter cuidado com as pressões ambientais.
Aí estão elas todas.
Limitado espaço de cultivo, água mal distribuída, em escassez ou excesso, falta de água é o problema no milênio e será bem complicado resolver enquanto houver desmatamento e o fato é que há.
Dizer a célebre frase "O HOMEM está destruindo o planeta" é balela. Quando dizemos o HOMEM, colocamos este homem em um lugar distante, em uma situação de ele, lá, longe, não eu.
Você usa papel higiênico macio? lava tudo a toda hora? Lava carro, calçada, quintal? Joga gordura na pia? Lava a cabeça com muito mais shampoo que precisava? Usa detergente na pia? Produz um saco de 20 itros de lixo por dia? vai de carro pra todo lado? joga lixo fora da janela? Usa muito plastico? Queima lixo, vive capinando? Precisa de mil coisas pra viver? Então você também é este homem que destrói o planeta. Não é só porque você recicla uma meia dúzia de ítens que você não degrada, não é porque você não come carne ou não usa transgênicos ( será que não usa algodão transgênico para se vestir? )que você não ajuda a atrapalhar os ciclos da natureza.
Dizia o Dr. Sérgio Mário de Regina, presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde, meu amigo: "Somos todo defecantes, quer queiramos ou não. Não importa o que comamos, poluímos!"
Procurar a saúde comendo menos carne ou alimento industrializado? Nada mais justo. direito seu. Mas a grande massa também precisa comer e come, o que vier no prato. Então vamos pensar muito antes de descer o chanfralho em quem come carne, porque tem gente no Brasil que come seio descartado da enfermaria de hospitais, né.
Ouvi uma frasede uma cocotinha na praia:" se eu pudesse comia só açaí.."
Pois bem, minha filha trabalha no Pará e mora em uma vila chamada Jibóia, durante 20 dias por mês. Tem um menino que come de vez em quando no alojamento e ela falou pra ele. "Frango todo dia! Que chato em, Fulano? "
E ele: "eu adoro".
"O que você come em casa?"
"Só açaí, mesmo"
A gente precisa pensar mais...

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Um comentário:

  1. Ilália, grata por ter publicado meu comentário. Acho que não devemos julgar as pessoas pelo que elas comem, pelo que vestem, pela aparência, tonalidade da pele, (porque cor é uma só), enfim, Não devemos julgar, e era o que eu queria discutir.
    Ane*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...