sábado, 18 de julho de 2009

Sabonetes artesanais - Cold Process



Os sabões empregados em lavagens e os sabonetes feitos para os banhos corporais, são o produto da reação entre a gordura e uma substância alcalina (que tem pH muito elevado) resultando num sal de ácido graxo com propriedades detergentes. O sabão é um sal.

Simplificando: Misture gorduras e soda cáustica(de boa qualidade) e terá sabão.

Mas se você utilizar somente gorduras e óleos de origem vegetal, você obterá o melhor e mais precioso sabonete para banho que sua pele já conheceu!

Esse processo é o que chamamos de "Cold Process", com algumas diferenças do chamado "sabão à frio" feito aqui no Brasil.

O uso da soda cáustica ou de outra base alcalina é necessária para a formação do sabão, mas esta não deverá estar mais presente após o processo da saponificação, por isso, sua quantidade deve ser bem calculada, de forma a nos garantir um sabonete e um banho da melhor qualidade.

Um óleo vegetal geralmente contém os ácidos graxos: láurico, palmítico, esteárico, oléico, linolenico, linoleico, etc, daí a saponificação gerar vários sais como: palmitato de sódio, laurato de sódio, linoleato de sódio, etc.

A maioria dos sabões é preparada pela saponificação de ácidos graxos de óleos e gorduras de origem animal, nos quais os ácidos ocorrem como triglicérides. Outros são preparados a partir de ácidos graxos simples, como o ácido láurico, derivado do óleo de coco. A qualidade do sabão depende da totalidade da saponificação e do cuidado para se obter um produto neutro, ou quase neutro, isto é, um produto isento de álcalis e/ou ácidos livres. Sendo assim, um sabão é considerado neutro, não pelo fato de possuir um pH neutro, mas sim pela ausência de álcalis ou ácidos livres, provenientes da reação de saponificação, os quais são irritantes à pele e podem estar presentes se o processo de neutralização for incompleto. Esta é a razão pelo qual os sabonete, nesse processo, passam também por um tempo de cura de pelo menos 20 dias.

Os sabonetes feitos por esse processo têm sua glicerina intacta, glicerina que é produto do próprio processo de saponificação e que geralmente é extraída na produção do sabão, pelo seu valor comercial.

Assim, os sabonetes feito por Cold Process tem espuma abundante, limpam profundamente a pele mas mantendo-a mais macia e hidratada.

Fontes: http://www.sabaoeglicerina.com.br/cold.htm

http://images.cutoutandkeep.net/projects/1363/raspberrypreserves_1202767653.jpg

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

3 comentários:

  1. Excelente explanação, muito esclarecedora.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa somente agora conheci seu Blog ! Parabéns muito esclarecedor. Samyra Lyx

    ResponderExcluir
  3. Olá Samyra Lyx,

    Obrigada pela visita! Fico feliz que esteja gostando!

    Aproveite para conhecer meu novo projeto:

    http://www.cosmeticasustentavel.com.br/loja/

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...