quinta-feira, 16 de julho de 2009

E falando de cravo-da-índia...


Por causa da receitinha no post anterior fiquei curiosa para estudar um pouco das propriedades do cravo-da-índia, compartilho com vocês algumas informações:

O craveiro-da-índia PE ou cravo-da-índia PB (Syzygium aromaticum) é uma árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo, como as ilhas de Madagascar e de Granada.

O botão de sua flor, seco, é utilizado como especiaria desde a antiguidade, empregado na culinária e na fabricação de medicamentos.

O seu óleo tem propriedades antissépticas, sendo bastante utilizado em odontologia.

Uma das especiarias mais valorizadas, no mercado do início do século XVI um quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.

Culinária

A flor do craveiro é usada como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias, entre as especiarias da China, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático. Na China, os cravos eram usados não só como condimento, mas também como antisséptico bucal: qualquer um com audiência com o imperador precisava mascar cravos para prevenir o mau hálito. Viajantes arábicos já vendiam cravos na Europa ainda no império romano.

Medicina

* O conteúdo total de óleo em cravos (de boa qualidade) chega a 15%. O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%).

* Este óleo é usado como matéria-prima na indústria farmacêutica, cosmética e odontológica.

* O cravo tem sido utilizado, há mais de 2000 anos, como uma planta medicinal. Os chineses acreditavam em seu poder afrodisíaco. O óleo de cravo é um potente antisséptico. Seus efeitos medicinais compreendem o tratamento de náuseas, flatulências, indigestão, diarréia, tem propriedades bactericidas, e é também usado com anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente. O Professor Gary Elmer, Ph. D. do departamento de Medicinal Chemistry da University of Washington School of Pharmacy, em Seattle, salienta que "o eugenol realmente mata viroses e bactérias".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cravo-da-%C3%ADndia

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

4 comentários:

  1. Olá,
    Estava eu blogando pela net e encontrei o seu blog.
    Achei lindo, tá mara.
    Virei sua seguidora, tudo bem?
    Super abraço e até +
    Evy

    ResponderExcluir
  2. cha mate com cravo no inverno e tudo de bom experimentem.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha Gys estava com virose,diarreia,fiz um chá de capim santo com cravo da india e mel para ela tomar e ela sarou.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...