terça-feira, 2 de junho de 2009

Soluções Caseiras - Final


Esfoliante feito em casa é eficaz

Muito antes de Célia, Thaís e Renata Damas, Lidianne Zorzetto de Carvalho e Célia Baldoni optarem pelos cremes caseiro, figuras ilustres da história da humanidade já tentavam tirar proveito das propriedades naturais dos alimentos, como Cleópatra, que tinha o hábito de banhar-se em leite.

No entanto, os cremes feitos em casa pecam por um detalhe importante: "Não possuem sustâncias compatíveis o suficiente para conseguir atravessar a pele, que tem uma proteção contra substâncias invasoras", explica a dermatologista Christina Blattner. Segundo a médica, isso torna os cremes caseiros ineficazes para a hidratação. "O uso tópico não adianta", diz.

A médica esclarece que determinados alimentos ou plantas para se tornarem cosméticos e produtos farmacêuticos, passam por um exaustivo processo de transformação. "Ele resulta na extração do princípio ativo desejado, responsável pela eficácia do produto. No caso dos hidratantes, há substâncias que levam a água para as células da pele e dão aquela sensação de turvor, enquanto outras substâncias umectantes, que são os óleos, dão um toque macio a pele", relata.

A boa notícia é que os esfoliantes caseiros são eficazes para promover esfoliações leves na pele. "Misturas de açúcar com limão ou de fubá com iogurte, por exemplo fazem o mesmo que os cremes abrasivos: promovem a retirada da camada morta da pele", diz.

A dermatologista faz um alerta para o uso de itens cujas substâncias podem causar queimaduras quando entram em contato com a luz solar. "É preciso ter cuidado com a fitofotodermatose, que é uma queimadura provocada pelo leite ou sumo de frutas como laranja, limão, figo e manga, entre outras. Quando usadas junto com a exposição ao sol, elas causam queimaduras graves na pele", avisa.

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...