segunda-feira, 8 de junho de 2009

Águas florais, tipos e como são feitas


Águas florais são largamente utilizadas em banhos aromáticos pelo perfume suave, leve, contagiante e calmante. Também em ofurôs, compressas faciais, mistura em perfumes naturais e casas de massagens.

As águas florais ou os hidrolatos são as águas do resultado da destilação de óleos essenciais. No processo de destilação das plantas aromáticas o vapor liberta as pequenas bolsas das suas células onde se encontram os óleos essenciais e as moléculas de óleos essenciais separam-se do vapor. No final, os óleos essenciais estarão à superfície da água, pois são insolúveis, porém, as partículas de óleo impregnaram a água, pelo que esta se transforma em água floral.

Trata-se de um produto muito apreciado para perfumar o ambiente, limpar e tonificar a pele, que contém alguns elementos solúveis na água, não presentes nos óleos essenciais. Em suma, podemos dizer que os hidrolatos têm, no geral, as mesmas propriedades que os óleos essenciais, mas em reduzidas concentrações.

Água de Rosas: suaviza a pele
Água de Camomila: acalma e suaviza a pele. Ideal para pele irritada e olheiras.
Água de Alfazema: tonifica a pele. Excelentes resultados quando aplicada após exposição solar, em virtude dos seus efeitos calmante e cicatrizante.
Água de Alecrim: estimula e regenera a pele
Água de Sândalo: aconselhável para todos os tipos de pele

Encher uma banheira com água morna, adicionar água floral com o aroma de sua preferência e pétalas de rosas. Mergulhar até o pescoço e permanecer por no mínimo meia hora e em silêncio é uma terapia para a alma.

Fonte: http://www.arteblog.net/aprender/perfumes/aguas-florais-tipos-e-como-sao-feitas/

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Um comentário:

  1. Achei hiper interessante, já estou seguindo o blog, aguardo sua visita e pode me seguir, será hiper bem vinda!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...