quinta-feira, 21 de maio de 2009

Soluções Caseiras - II



Célia também tem outra receitinha feita em casa para hidratar a pele. Seu hidratante é preparado com abacate e óleo de amêndoas. Ela e as filhas costumam aplicá-lo depois da esfoliação. "A receita é antiga. aprendi com minhas irmãs", conta.

Na adolescência, Célia e as irmãs se reuniam para fazer máscaras para rosto e cabelo. "Na época, não havia tantas opções de produtos e a gente se virava com o que tinha em casa".

Em dias de festa, elas usavam rodelas de pepino sobre as pálpebras para combater as olheiras. "Mesmo quem não tinha inventava as olheiras só para ficar com o pepino sobre os olhos", diz.

A estudante universitária Lidianne Zorzetto de Carvalho, de 19 anos, também faz em casa seus cremes esfoliante e hidratante. A receita do esfoliante é antiga, ela aprendeu com a mãe e começou a usar este ano. O creme é feito com limão e açúcar, que são misturados até adquirir a consistência de pasta.

"Passo uma camada bem fina de Hipoglós no rosto e sobre ela aplico o creme. Quando seca, tiro tudo com água, massageando de leve para não machucar", diz Lidianne que, quando está com a máscara, fica bem longe do sol. "Não se pode ir ao sol com ela, porque o limão mancha a pele", ressalta.

A receita do hidratante de Lidianne aprendeu com a sogra. "É uma máscara de argila medicinal, que é natural", diz. Os ingredientes são simples: apenas argila e um pouco de água mineral para adquiri a consistência de pastas. "Ela deixa a pele mais limpa e hidratada", diz.

A jovem também usa formulações industrializadas para tratar a pele, mas prefere as receitas caseiras. "Há cremes industrializados que são ótimos, mas os caseiros são mais baratos", lembra. Segundo a universitária, os cremes feitos em casa nunca desencadearam efeitos negativos em sua pele. "Acredito que eles funcionam mesmo".

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...