terça-feira, 14 de abril de 2009

Maquiagem mineral é natural? & Alergia cosmética



A querida leitora Elyana (que tem dois blogs muito legais Rosa e Maquiada e Rosa e Radical) deixou um comentário num post do meu outro blog "Será que é totalmente mineral?" que eu achei interessantíssimo e sobre o qual vale a pena pensar:

"O problema não é nem saber se ela é mineral, e sim se ela é natural. A da contém 1g por exemplo tem oxicloreto de bismuto que pode causar alergias."

Por definição, maquiagem mineral são os produtos feitos de matéria-prima natural: minerais extraídos da terra, moídos e sem qualquer adição de agentes químicos, como os corantes e conservantes encontrados na maquiagem "tradicional".

Fazendo uma pesquisa rápida na net descobri que o bismuto é encontrado naturalmente, mas não ficou claro para mim como é obtido o oxicloreto de bismuto.

Sendo assim, não posso dizer se a maquiagem contendo oxicloreto de bismuto pode ser considerada mineral ou não.

Quanto a questão de maquiagem mineral ser natural ou não, há diversos tipos de opiniões. Eu pessoalmente considero a maquiagem mineral o tipo mais natural de maquiagem.

De qualquer forma sendo mineral/natural ou não, quem tem pele sensível deve sempre tomar cuidado com a composição de qualquer cosmético, alguns cuidados importantes são:

* Consultar um dermatologista;

* Verificar a composição do produto para saber se há algum componente que pode causar alergia;

* Fazer um teste em uma pequena região antes de usar o produto, como se faz com tinta de cabelo.

Tomando esses cuidados a probabilidade de reações alérgicas fica bem reduzida.

Num próximo post, vou relacionar os principais agentes causadores de alergia cosmética, não percam!

Fontes: http://www.2beauty.com.br/blog/2008/01/07/introducao-a-maquiagem-mineral-comparacao/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bismuto

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog! 

Um comentário:

  1. oi, acabei de achar seu blog pelo google e achei muito legal. tambem estou fazendo um blog sobre produtos naturais (ou o mais perto disso possivel), e tambem estou escrevendo (e apredendo) sobre ingredientes sinteticos, pinceis sem pelo animal e etc. grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...