segunda-feira, 30 de março de 2009

Hora do Planeta supera expectativas e mobiliza mais de 3.900 cidades de 88 países



Em 2009, Brasil participou do movimento pela primeira vez e teve adesão de 107 cidades, entre elas 13 capitais

A Hora do Planeta, primeira "eleição" global sobre o futuro da Terra, superou todas as expectativas. Mais de 3.900 cidades de 88 países aderiram ao movimento promovido pela ONG WWF, desligando as luzes de prédios simbólicos e de residências na noite de 28 de março. Ao apagar as luzes durante uma hora, milhões de cidadãos do mundo declararam estar a favor de ações de combate ao aquecimento global.

Entre as 107 cidades brasileiras que aderiram oficialmente à campanha estavam 13 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande e Fortaleza. Mais de 1.600 empresas e organizações e 52.500 pessoas cadastraram-se para fazerem parte do voto brasileiro.

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e algumas de suas empresas parceiras, como o Carrefour (parceiro estratégico), HSBC, Rede Globo e Vivo (parceiros mantenedores) e Editora Abril (parceira institucional) apoiaram essa iniciativa. O Akatu acredita que ações como essa ajudam a conscientizar os consumidores sobre a necessidade urgente de medidas no combate ao aquecimento global. Além disso, despertam a reflexão sobre as pequenas mudanças nos hábitos cotidianos, que provocam grande impacto quando praticadas por todos.

Do ato simbólico a ação

No dia 29 de março, em Bonn (Alemanha), começou o primeiro de três encontros preparatórios para a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Copenhagen (Dinamarca). Na abertura do encontro, a WWF e um grupo de escoteiros alemão entregaram uma urna simbólica ao Secretário Executivo da Convenção de Clima, Yvo de Bôer, representando as centenas de milhões de votos dos cidadãos planetários pelo combate ao aquecimento global.

"A mensagem da Hora do Planeta é muito clara: cidadãos do mundo todo votam, ao apagarem suas luzes, pelo combate às mudanças climáticas. Está na hora de nossos representantes mostrarem liderança e agirem em prol do planeta" afirma Denise Hamú, Secretária-Executiva do WWF-Brasil.

Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, Superintendente de Conservação do WWF-Brasil, acompanha a reunião em Bonn. Para ele, "o sucesso de Copenhagen dependerá de nossos líderes ouvirem os cidadãos do mundo todo".

Fonte: http://www.akatu.org.br/central/noticias/2009/hora-do-planeta-supera-expectativas-e-mobiliza-mais-de-3-900-cidades-de-88-paises

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...