quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Fixador de sombras & Estudo sobre Glicerina



Passeando por vários blogs de maquiagem/beleza encontrei uma receitinha de fixador de sombras e resolvi experimentar. Segue a receita.

Você vai precisar:
* glicerina líquida * água mineral * recipiente para misturar * colher de sobremesa * recipiente para guardar

Modo de preparar: Misturar 1 parte de glicerina para 2 de água mineral.

Há duas formar de usar, a primeira que é como estou fazendo, é aplicar o fixador na pálpebra, esperar secar e aplicar a sombra.

Outra forma de aplicação é umedecer o pincel, tira o excesso numa toalhinha, passar na sombra e aplicar normalmente - essa forma é melhor para fazer traços finos.

Essa receita de fixador não tem conservantes, por isso dura pouco, mas é muito melhor para pele que produtos com conservantes. Além disso a glicerina hidrata a pele delicada da pálpebra, o que a longo prazo tem um efeito benéfico na prevenção do envelhecimento precoce da região.

Como não poderia deixar de ser, resolvi estudar o que é a glicerina que compõe essa receita, a seguir está um estudo sobre o assunto:

Glicerol ou Propano-1,2,3-triol (IUPAC, 1993) é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente (25 °C), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykos (γλυκός), que significa doce. O termo Glicerina refere-se ao produto na forma comercial, com pureza acima de 95%.

O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (veja óleo vegetal e gordura) em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oleico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol.

Os óleos de coco e de palma (dendê) contêm uma alta quantidade (70 - 80%) de ácidos graxos com cadeia carbônica de 6 a 14 carbonos. Estes rendem muito mais glicerol do que os óleos contendo ácidos graxos de 16 a 18 carbonos, tais como gorduras, óleo de algodão, soja, oliva e palma. O glicerol combinado está presente também em todas as células animais e vegetais, fazendo parte de sua membrana celular, na forma de fosfolipídios.

Saúde e fatores de risco

O glicerol é reconhecido como seguro para o consumo humano desde 1959, podendo ser utilizado em diversos produtos alimentícios para os mais diversos propósitos. Os níveis de DL50 em ratos são de 470 mg/kg e em porquinhos-da-índia de 7750 mg/kg. Vários estudos mostraram que uma grande quantidade de glicerol (sintético ou natural) pode ser administrada sem aparecimento de qualquer efeito adverso à saúde.

Soluções diluídas de glicerol estão sujeitas à fermentação bacteriana, formando glicóis, ácidos e/ou gases. Sendo assim, é importante estarmos sempre atentos a conservação dos produtos que contém glicerina.


Alimentos e bebidas

É frequentemente utilizado como/em:

1. Umectante, solvente, amaciante;
2. Umectante e agente suavizante em doces, bolos e sorvetes, retardando a cristalização do açúcar;
3. Agente umectante nas embalagens de queijos e carnes;
4. Solvente e agregador de consistência em flavorizantes e corantes;
5. Produção de mono–, di–, ou triglicerídeos para uso em emulsificantes;
6. Produção de polímeros, como poliglicerol, que são adicionados em margarinas;
7. Meio facilitador da transferência de calor, por estar em contato direto com o alimento, permitindo que algum alimento específico seja rapidamente resfriado para que não perca algumas caracteríticas desejáveis.

Medicamentos

Na área médica/hospitalar/farmacêutica há inúmeros produtos que utilizam o glicerol. Entre eles:

1. Pomadas;
2. Elixires, xaropes;
3. Anestésicos;
4. Seus derivados são utilizados como tranquilzantes e agentes para controle da pressão, como a nitroglicerina, que é um importante vasodilatador;
5. Em cosméticos ele entra em muitos cremes e loções que mantém a maciez e umidade da pele.
6. Em cremes dentais, é comum ser utilizado para conferir-lhe brilho, suavidade e viscosidade

Outras aplicações

1. Na produção de tabaco, quando as folhas são quebradas e empacotadas, o glicerol é pulverizado impedindo que as mesmas se tornem secas e quebradiças, o que poderia ocasionar o esfarelamento;
2. Na indústria têxtil é utilizado para amaciar e flexibilizar as fibras;
3. O glicerol é utilizado também na indústria de papel na fabricação de alguns papéis especiais, que necessitam de alguns agentes plastificantes para conferir-lhes maleabilidade e tenacidade.
4. Pode ser utilizado como lubrificante em máquinas que fabricam produtos alimentícios, que entram em contato direto com o alimento ou, quando existir qualquer tipo de incompatibilidade com os produtos utilizados no processo, tais como em rolamentos expostos a solventes como gasolina ou benzina, que poderiam dissolver o óleo mineral;
5. Utilizado em misturas anticongelantes;
6. Utilizado para preservar bactérias a temperaturas baixas;

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicerol

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog! 

2 comentários:

  1. Olá, eu gostaria de saber essa receita caseira de fixador de sombra dura quanto tempo? Como saber o prazo de validade?

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,

    A validade dessa receita pode variar de 1 semana a 15 dias, mas nunca mais que isso.

    Em climas mais quentes 1 semana, em climas mais frios 15 dias. Para saber se ainda está tudo ok com seu fixador observe o surgimento de fungos, alterações de cor ou cheiro.

    Na dúvida e melhor jogar fora e repetir a receita.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...