quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Estudo sobre os componentes da maquiagem mineral: Mica



O grupo de minerais mica inclui diversos minerais similares na composição química. A divisão altamente perfeita, que é a característica mais proeminente da mica, é explicada pela disposição hexagonal de seus átomos ao longo de planos sucessivamente paralelos.

A palavra "mica" pensa-se ser derivada do latim palavra "micare", significando brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral (especial quando em escalas pequenas).

Aplicações

Devido a resistência ao calor da mica ela é usada no lugar do vidro em janelas para fogões e aquecedores a querosene. Ela é usada também para separar condutores elétricos em cabos que são projetados para possuírem uma resistência ao fogo de forma a garantira a integridade do circuito. Isto pode ser importante em aplicações como luzes de emergência, por exemplo.

Aventurina é uma variedade de quartzo com inclusões de mica usado como pedra semi-preciosa.

Lâminas de mica prensadas são frequentemente usadas no lugar do vidro em estufas.

No caso dos cosméticos, é a substância responsável pelo brilho de sombras, blush, etc.

Alguns tipos de pasta de dente incluem mica branca beneficiada. Ela atua como um abrasivo suave para ajudar no polimento da superfície do dente, e também adicionar uma cintilação brilhante cosmeticamente agradável a pasta.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mica
http://www.quimicaederivados.com.br/revista/qd460/pigmentos2.htm

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...