terça-feira, 30 de agosto de 2011

5 Desodorantes Naturais


O produto que você usa todos os dias não precisa ter ingredientes químicos.

Você não precisa passar muito tempo na Internet para encontrar textos afirmando que seu antiperspirante está tentando matá-lo; apesar de não haver evidência definitiva de que ingredientes antiperspirantes causem mal de Alzheimer ou câncer de mama, não faltam sites na web que aleguem uma ligação entre eles. E se você pretende ter um estilo de vida natural e orgânico, provavelmente vai desconfiar de uma lista de ingredientes cheia de palavras parecendo químicas e com várias sílabas. Seja qual for a razão para procurar um desodorante natural, você deve saber quais ingredientes está tentando evitar: alumínio, parabeno, fragrâncias sintéticas e triclosano geralmente estão na lista perversa de qualquer pessoa especializada em viver naturalmente. Mas você sabe quais ingredientes desodorantes você está procurando?

1 -  Hamamélis


Se você tem a pele muito sensível, pode achar que os desodorantes e antiperspirantes normais irritam sua pele por conter álcool. Se isso acontecer, procure um desodorante que contenha hamamélis, que é conhecida por suas propriedades calmantes na pele. A hamamélia, que é derivada das folhas e cascas de um arbusto, funciona como adstringente em desodorantes; ela diminui os poros das axilas. Ela também faz com que o suor que escapar por esses poros evapore. Como bônus para aqueles que depilam as axilas, a hamamélia é muito usada em produtos pós-depilatórios, então ela pode ser usada para amenizar a dor da depilação.

2 -  Óleos essenciais

Você não precisa de perfumes artificiais para sua axila cheirar bem; para isso, você pode procurar óleos essenciais, que são derivados de plantas. Mas os óleos essenciais valem a pena por mais de um motivo – alguns deles têm propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir o odor antes que ele comece. O suor só cheira mal quando bactérias o comem e o digerem, então ao matar as bactérias, o óleo essencial acaba com o odor antes mesmo de ele começar. Alguns óleos essenciais antibacterianos incluem alecrim, líquen, sálvia, capim-limão e tea tree.

3 - Sais Minerais

Antiperspirantes normais dependem muito de algum tipo de alumínio como ingrediente ativo; o alumínio cria uma tampa na glândula sudorípara que previne o suor de sair. No entanto, como mencionamos antes, não é o ato de suar que causa o mau cheiro, mas sim a mistura do suor com as bactérias que se alimentam dele.

Sais minerais, ou alúmen de potássio, formam uma camada temporária na pele, em vez de fechar o poro. Essa camada previne o crescimento dessas bactérias da pele cujo processo de digestão faz o suor ficar tão fedido. Em outras palavras, você ainda vai liberar suor, mas as bactérias não estarão esperando para se alimentar dele. Sais minerais, que são naturais e não irritam a pele, são geralmente encontrados em desodorantes de cristal (Genteeee! Isso foi novidade para mim... rss... Nunca tinha ouvido falar, para quem não conhecia como eu, leia esse post da Thammy!).

4 - Bicarbonato de Sódio

Você conta com uma caixa de bicarbonato de sódio para deixar sua geladeira sem cheiros desagradáveis; por que você não faria o mesmo com as suas axilas? Bicarbonato de sódio é quase um produto milagroso, já que pode deixar tudo longe de cheiros desagradáveis, desde caixas higiênicas de gatos até uma rede de esgotos. A composição química do bicarbonato de sódio reage com moléculas de odor até que elas fiquem neutralizadas com o impacto. E ele não apenas reage com o odor, mas também com a umidade. Diferentemente de antiperspirantes comuns, nada no bicarbonato de sódio vai impedir o suor de escapar de suas glândulas. No entanto, o bicarbonato de sódio vai absorver o excesso de perspiração para que suas axilas pareçam secas.

5 - Lúpulo

Se você é um profundo conhecedor de cerveja, deve conhecer o lúpulo como o ingrediente que dá a certos tipos seu gosto amargo. Além de afetar o gosto, esses lúpulos amargos atuam como conservantes da cerveja porque evitam o cheiro ruim dela. Isso acontece porque eles impedem o crescimento de bactérias, e portanto, o cheiro na cerveja; acontece que o lúpulo pode fazer o mesmo nas suas axilas. Quando aplicado como desodorante, o extrato de lúpulo serve como um agente antimicrobiano, então as bactérias das axilas não têm a menor chance de interagir com o suor.

Fontes: 5 desodorantes naturais

Clique aqui e conheça a loja Cosmética Sustentável, que nasceu deste blog!

7 comentários:

  1. Menina!! Acabei de conhecer seu blog e adorei!!! Também sou blogueira, escrevo sobre cabelos e estou começando a conhecer melhor sobre cosméticos orgânicos!
    Vou ficar de olho no seu blog, adorei tudinho!!
    BJss

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Como sempre excelente post, gostei demaisss...
    bem sintetizado e explicativo, sem delongas..rrsrs
    direto ao ponto, parabéns querida !
    Grande abraço e linda semana!
    lecy'ns

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lecy'ns!

    Fico muito feliz que esteja gostando das postagens! Quando tiver dúvidas sobre algum assunto específico é só escrever...

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Oi! Meu nome é Marília e cheguei aqui através do blog da Karin. Adorei!!! Fiquei lendo um post atrás do outro. São tantas coisas interessantes!
    Um abraço e parabéns pelo blog,
    Marília
    http://marilia-umabrasileiranacroacia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Marília!

    Fico feliz que tenha gostado do blog! Obrigada pela visita!

    Quando quiser ver algum assunto específico por aqui ou tiver dúvidas sobre algo é só escrever. Sugestões são sempre bem vindas.

    Vou visitar seu blog!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...